quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Detetive lesma e o sumiço do caixa.


Sábado a tarde, dia chuvoso, ligo para Carminha e ver se ela pode vir aqui me fazer uma visita. Peço que ela de uma passada na locadora “o gosto do video” do meu parceiro Clovis e pegue uns filmes que ele me prometeu. Clovis é gente fina. Conheço ele a quase dez anos, fazíamos muita farra na adolescência. Quando ele abriu a locadora a três anos atrás eu fiz uns bicos lá como atendente especializado em musica.vida de detetive não é fácil as vezes. Carminha chega com os filmes e um saco de pipoca de micro ondas e me fala:
- lesma, o Clovis disse que não tinha o Shaft que tu queria. Só o novo.
- porra Carminha, o que tu trouxe ai de filmes?
- efeito zero, cliente morto não paga, que tu pediu e peguei um para mim o embriagado de amor...este filme é tão bonitinho...vamos ver este agora.
- ta, que seja...esta chuva esta de matar. Vai lá e faz esta pipoca de uma vez. Vou por o filme no dvd.
- ah, o Clovis pediu para tu dar uma passada lá...alguma coisa a ver...hum...ele disse, mas não lembro.
- deixa ele para lá, agora faz este pipoca e vem ficar juntinha em mim. O frio não esta fácil.
Na segunda vou lá na locadora devolver os filmes. Quando chego na porta esta fechada e a placa confirma isso. mas sei que o Clovis esta lá dentro. Dou uns gritos na janela dos fundos. Ele me olha pelo buraco da veneziana e vem abrir a porta. Esta nervoso, a locadora toda revirada e ele começa a me xingar:
- porra lesma, te chamei aqui no sábado? Por que não veio antes? Seu viado!
- caralho Clovis, a Carminha disse que tu queria falar comigo. Não me disse o que era. Achei que era alguma besteira tua. Mas vejo que era importante...
- porra meu chapa, o bruninho que trabalha aqui a tres meses, sabe quem é? Aquele da tatuagem do metallica? – concordo com a cabeça e ele prossegue – pois é este filho da puta sumiu com toda feria do mês. Só ele sabe aonde eu guardo isso, e fui lá no mocó ontem para pegar um troco para sair com a veia, sabe, dar um trato legal nela. E tinha sumido TUDO! Eu mato este desgraçado. Se eu pego ele...
- seu imbecil é isso que dá contratar este drogados da zona para pagar esta mixaria que tu paga...mas tem certeza que foi ele? Ele não ia se queimar contigo, sabendo que tu é amigo dos contatos dele aqui na zona. Iam enquadrar ele na hora, não parece muito inteligente da parte dele fazer isso...
- só pode ter sido ele, lesma, na boa. Tanto que nem veio trabalhar hoje. Vou MATAR este corno.
- olha Clovis, quem vai falar na boa sou eu. Duvido que foi ele...vou investigar por ai. E os filmes...- passo os dvds para ele – te pago depois isso. – que concorda e vira as costas furioso revirando tudo em volta tentando achar a grana.
Vou direto na casa do bruninho, que fica perto da praça ucraniana, na rua kiev. No meio da quadra já sei que ele esta em casa, o som da para se ouvir a quilômetros. Metallica arrebentando os auto falantes. Chego na porta e toco a campanhia. Nada de responderem, grito e plenos pulmões e nada. Começo a ficar nervoso, quando começo a ouvir uns gritos histéricos vindo de dentro da casa. meto o pé na porta, e invado a casa. os gritos estão cada vez mais altos, vou caminhando em direção ao que parece uma cena do “massacre da serra elétrica”. Chego na porta de onde estão vindo estes gritos pronto para achar o Jason com o facão na mão. Giro a maçaneta e vejo o bruninho de cuecas fazendo um air guitar na frente do espelho. O cheiro de maconha esta muito forte, deve ter fumado 500 baseados. Dou um grito e ele se vira para mim cagado de susto.
- PORRA GURI, BAIXA ESTA MERDA! DA PARA SE OUVIR DE LONGE!
- ah lesma, como tu entrou aqui? – e abaixa o volume – nem ouvi nada. Du caralho este disco novo do metallica, né?
- nem ia ouvir coisa alguma, este volume esta muito alto. Por que não foi trabalhar seu cretino?
- hoje é domingo. Por que iria?
- seu merda hoje é segunda! Não sabe nem que dia é hoje. O Clovis quer te matar. Sumiu o dinheiro todo da locadora. Ele esta pensando que foi tu. É bom se apresentar na locadora e JÁ! Para dar uma explicação a ele. Mas neste estado cheio de erva na cabeça não vai dar. Toma um banho, passa uma água na cara. Toma um café preto sem açúcar sei lá...mas vamos de uma vez.
- mas não fiz nada lesma! – faço sinal para ele se mexer – ta ta, já estou indo.
Fico no quarto vendo a coleção de playboys e ouvindo o disco do metallica, muito bom mesmo, eu já tinha pulado do barco depois do “st. Anger” este novo eu vou comprar. Com certeza. Depois de uns vinte minutos vem o bruninho com um café na mão e de banho tomado.
- lesma, não sei o que houve, mas não fiz nada! Juro por deus.nao sei nada de dinheiro nenhum...
- ta, cara, te acalma. Eu também acho que tu não fez nada. Mas vamos lá para falar com ele. Ele esta uma fera.
Descemos a praça, bruninho ainda acendeu outro baseado no caminho, e eu dei um tapa no pé do ouvido e expliquei que era uma situação seria e não era piada. Ele pediu desculpas e fomos caminhando e conversando sobre este disco do metallica chegamos na frente da locadora e falei para o bruninho:
- fica frio que tu não fez nada. Fala devagar e com calma. Ele vai estar querendo teu sangue. – entramos e o Clovis tinha revirado tudo e veio na nossa direção enquanto terminava a frase – conheço o Clovis.
- porra seu viado! Cadê meu dinheiro! Eu vou te matar! – gritou Clovis quando viu o bruninho – CADÊ ESTA PORRA? EU TE MATO!
Segurei Clovis no meio do caminho que vinha para rachar o outro ao meio, enquanto este se encolhia num canto para se esconder. Falei algumas coisas tipo “calma gente, somos adultos”; “isso não vai levar a nada, vai partir o guri ao meio e não vai ver teu dinheiro mais”. Ate que Clovis se acalmou e começamos a conversar como gente grande. Então bruninho disse:
- Clovis, na sexta tu me mandou ir buscar um xis ali no betão. Eu peguei dez reais do mocó do dinheiro e fui lá. lembra? Depois não mexi mais lá.
- hm...eu botei mais cem reais lá. e não mexi mais também. Então, se eu não mexi e tu não mexeu cadê meu dinheiro, desgraçado?
- tu mexeu sim, disse que ia levar a Clotilde para sair no fim de semana, lembra? Que ia levar ela naquele sushi ali perto do shopping? E tirou os dvds da frente do mocó para contar quanto tinha ali. – fiquei só olhando a cara dos dois enquanto iam se acertando – disse que ia tirar uns trezentos reais...
- poutz! Foi sim, contei o dinheiro. Agora estou lembrando. Tinha quase mil reais ali. E resolvi por o dinheiro debaixo do saco de lixo, quando tu saiu, eu pus ele ali. – e Clovis foi ate a lata de lixo levantou o saco a lá estavam os 1257 reais dele.
Começamos todos a rir disso. Quando lembrei do por que o nome da locadora era “gosto de vídeo” e falei:
- Clovis, lembra por que tu batizou a locadora de “gosto de vídeo”? – já que estávamos todos amigos de novo – por que tu tomava direto um chá de fita...queria ver tu fazer chá de dvd...hahahaha.
Tudo resolvido, fui embora e passei na casa da Carminha. Dona Magda atendeu a porta e entrei no quarto da Carminha que estava deitada vendo televisão e falei:
- te arruma gostosa, hoje vamos ir no sushi ali perto do shopping...
- ah é?
- o que tu esta vendo ai?
- curtindo a vida adoidado.
Tirei os tênis, me sentei ao lado da Carminha na cama e pensei “salve ferris”.

16:24hrs
11/09/2008

Nenhum comentário: