quinta-feira, 25 de setembro de 2008

o encontro.


lua cheia, noite lenta, cada segundo se arrasta pelo relógio na parede. Conto os minutos incontáveis. Eles se sucedem um a um, esta chegando a hora. Ponho um terno preto, gravata, um chapéu coco e meu relógio de bolso. Pego o jornal e dou uma olhada nele, quero saber as manchetes do dia de hoje. Crise na bolsa, pessoas pulando da janela dos prédios em manhattan por terem perdido todo dinheiro em ações , recessão, crise mundial. O próximo passo é com certeza uma guerra em escala mundial. Mas os jornais de amanha terão outra historia. Eu vou fazer a historia. Me olho no espelho e acerto a gravata. Relógio finalmente bate doze horas. Saio e caminha pelas ruas em direção ao meu encontro definitivo. A rua vazia cheira a podridão e desespero. A cada passo vou mais firme e com mais segurança rumo ao encontro com meu destino. Paro diante de uma vitrine que expõe objetos antigos e livros raros, olho uma edição da bíblia em alemão datada de 1830. entro na loja e resolvo compra-la. Saindo folheio alguns versículos e passagens da bíblia. Um me chama a atenção, engraçado isso. diz o seguinte "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" . eu conheco a verdade mas hoje eu me libertarei. Caminho pelo lower east side ate chegar no grand edimburg’s pub. Entro e espero pelo meu encontro. Peço uma cerveja verde. Nada mais garçon, obrigado.
Cerca de meia noite e quarenta, chega o meu encontro. Eu nao o conhecia pessoalmente. Mas ele sabia bem quem e como eu era. Ele veio ate minha mesa e falou:
- voce é o paul? – fiz que sim com a cabeça – posso sentar?
- por favor, vai beber alguma coisa?
- nao, obrigado. Gostaria de lhe perguntar uma coisa antes. Posso?
- claro, sinta-se a vontade.
- bom, primeiro de tudo gostaria de saber por que?
- o por que é dificil dizer, acho que nao obtive tudo que esperava de meu antigo socio. Acho que esta na hora de uma coisa nova e mais radical. Achei que voce era a unica outra opção.
- e voce sabe o preço, nao é?
- sim, sei. Acho que barganhar nao é uma opção. Estou ciente dos meus custos. E sinceramente? Acho pouco. Mas sei que você é um bom negociante. Nunca entra para perder.
- Sim, isso lá é verdade. Mas apesar da minha fama não gosto de enganar os outros. Você sabe o que custará? E ainda assim quer continuar?
- Sim, com certeza.
- entao esta bem, assine aqui por favor. – peço a caneta dele – aqui esta! Depois disso nao tem mais volta, sabe bem, não é?
- sei, esta tudo bem. – assino o documento – e agora esta tudo certo?
- sim, esta. Sua alma é minha a partir de agora. E fez isso só para ter sucesso no campo da musica?
- talvez, mas acho que deus nao é bem o que deveria me guiar daqui por diante.
- sei, alias otimo livro este que você tem ai. Edição rarissima. Espero que tenha uma boa leitura, embora agora te seja pouco util.
-Obrigado pela dica. – ele vira as costas e sai, enquanto olho de novo esta velha biblia – vejamos o que os santos dizem neste momento.
Abro a biblia e leio um versiculo assim "Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."
25/09/2008
15:09hrs.

Nenhum comentário: